terça-feira, 1 de abril de 2008

AOS ALUNOS DA 2ª SÉRIE DO EM

Queridos alunos da 2ª série do EM. A partir de amanhã, começaremos o conteúdo específico do ano. Para este primeiro bimestre iremos desenvolver três temas: fenomenologia: calor, temperatura e fontes; trocas de calor e propriedades térmicas da matéria; e, aquecimento e clima.

Abaixo, segue o roteiro da primeira aula. Estudem, pesquisem, façam exercícios, procurem-me para o esclarecimento de possíveis dúvidas.

Beijos, Tatinha.

Roteiro 1: (Cadê o calor?)

Utilizamos a palavra “calor” em diversas ocasiões em nosso dia-a-dia. Para iniciarmos nosso estudo acerca dos fenômenos térmicos, escrevam em seu caderno algumas frases típicas que você diz quando deseja falar algo relacionado ao calor ou ao frio. (Por exemplo: Estou com um calor danado! Este cobertor é quentinho. Hoje está muito frio...)

Agora, faça uma lista de pelo menos 20 coisas, processos ou situações nas quais exista alguma relação com calor ou com temperatura.

Terminada a lista, responda às questões seguintes:

1 Quais características dos elementos que você listou os associa a processos térmicos? (Por exemplo: lã está associada a dia frio ou camiseta sem manga está associada a um dia quente.)

2 Tentem classificar todas as coisas que você anotou em três grupos: I) substâncias e materiais: II) processos, fenômenos e conceitos:

III) máquinas, aparelhos e sistemas naturais.

7 comentários:

Kado disse...

Oi tatinha tudo bom ?
esto adorando esta trabalhando com vc nesse projeto cid online ....


beijos e abraços

Ricardo

Tatinha disse...

Oi Kado, é bem legal mesmo!
Espero que mais alunos e professores participem do projeto.
Beijos, Tatinha.

Luiz Aguinaldo>>>U.P.F.F. disse...

oi fessora

entao...to ake postando de novo...
como ja disseram e eu concordo ta sendo mto bom mesmo isso...
espero q as aulas com essa iniciantiva seja mto mais completa, pq fika com mais tempo para ter uma explicaçao mais afundo dos exercicios e temas...oq eh essencial para entender-mos a materia

ta fikando mto bom...

bjos
fica com Deus

Tatinha disse...

Oi Luiz Aguinaldo, nosso projeto está crescendo e se aprimorando. Converse com os colegas a respeito, mostre o site a eles, incentive-os a entrar pelo menos uma vez por semana. E não se esqueça, qualquer dúvida, procure-me. Fique com Deus, beijos, Tatinha.

Luiz Aguinaldo>>>U.P.F.F. disse...

oo fessora..pode dexa comigo...
c a senhora nao c extressar comigo(pq vo t procurar mtas vezes), vo t procura sim...kkkkkkkkkkkkkkkkkk
e tb vo fla com o povo a entrar no blog sim

bjos
fica com Deus

Tatinha disse...

Oi Luiz Aguinaldo, pode me procurar quantas vezes quiser e precisar. Fique sossegado que não ficarei estressada com você. Precisamos de alunos como você, que participam das aulas, estudam e entram no blog, rsrsrsr

Luiz Aguinaldo>>>U.P.F.F. disse...

oi fessora...to ake d novo

bom, c a senhora disse q nao tem problema...nas duvidas vou procura-la
mto obrigado
fica com Deus
bjos